domingo, 10 de outubro de 2010

Um pouco sobre mim...


Ao iniciar meu Blog, estou me dando a conhecer aos que me honrarem com sua leitura. Nasci em 1931, na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul – Brasil. Me criei manuseando as moedas de Mil Réis. Assisti em 1942, então com 11 anos e cursando 0 3° ano primário a Reforma Monetária que mudou o Mil Réis para o Cruzeiro. 1967, veio o Cruzeiro Novo, já era adulto mas ainda não me interessava pelas moedas. Daí vieram diversas reformas em nosso dinheiro e em 1989, como que num estalo, lá estava eu com uma porção de moedas a observá-las quando então, fui em busca de suas histórias. Foi aí que tudo começou. Desde então, não teve mais um dia em que não me envolvesse de uma maneira ou de outra com nossas moedas. Me filiei então a algumas entidades ligadas ao colecionismo. Já em 1995, organizei uma exposição na sede do Banco do Brasil, na cidade de São Leopoldo – RS, onde estive radicado por muitos anos. Viajei por algumas cidades do nosso interior, com esta exposição, mostrando aos interessados o nosso dinheiro, o dinheiro do Brasil. Está hoje esta vitrine fixada no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, na mesma cidade, pois assim decidi, lá seria o seu lugar doravante. Hoje me intitulo colecionador das moedas brasileiras e estudioso de toda sua história.

Sou gravador profissional (autodidata), estabelecido desde 1952 na cidade de São Leopoldo. Hoje estou aposentado e então me sobra mais tempo para me dedicar ao que eu mais gosto de fazer, entre outros, pois tenho mais um hobby que é o de cunhar moedas e medalhas raras. Assim me distraio com um tema muito emocionante. Em 2005 editei um catálogo do meu trabalho que intitulei: “Catálogo de Réplicas e Medalhas do Gravador Balsemão”. Ali publiquei todos os meus trabalhos até Novembro de 2004. Foi justamente aí que passei a ser mais conhecido tanto como colecionador como gravador de réplicas.

Pretendo me comunicar com o mundo da internet para passar minhas experiências como curioso e pesquisador do tema Numismático. Pretendo editar seguidamente textos de informações para provocar meus companheiros e colegas, esperando naturalmente ser entendido, aguardando sempre manifestações e opiniões a respeito.

P. P. Balsemão
Ivoti, 10 de outubro de 2010.

Um comentário:

  1. Parabéns ao amigo Pedro Pinto Balsemão, pela tão louvável iniciativa de lançar seu próprio BLOG numismático. Assim, poderá expor suas idéias, seus trabalhos e sua conduta, que já deixou bem patente, que foi sempre ética e honrada junto ao meio numismático brasileiro. Mesmo que alguns membros da Numismática brasileira, o vejam com certa restrição devido o seu trabalho de gravador de moedas raras e medalhas. Mas que fique claro que a história numismática, ao longo dos tempos, não deixará passar o trabalho deste amigo, em vão. A importância deste trabalho desenvolvido pelo amigo neste longo período, já está registrada, e queiram ou não, o exímio gravador Pedro Pinto Balsemão, hoje, é o maior gravador de moedas e de medalhas neste País. Tem o meu respeito e minha admiração por toda sua obra já realizada. Parabéns mais de uma vez.

    ResponderExcluir